Você sabe o que é TWI do pneu? Aprenda como verificá-lo!

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Como todos nós sabemos, a interação com componentes automotivos demanda certos cuidados. Sendo assim, aproveitamos para elaborar este artigo especial sobre o tema, explicando o que é o TWI do pneu e como isso influencia a sua decisão de compra.

Para atingirmos esse objetivo, estruturamos o artigo em quatro seções, esclarecendo o que é esse indicador, como ele funciona, como identificar se os pneus estão em boas condições e, por fim, quais os riscos de uma condução negligente. Então, não perca tempo e continue a leitura!

O que é o TWI?

Como sempre, uma boa forma de entender um conceito é descobrindo o seu significado. TWI é uma sigla técnica que abrevia o termo Tread Wear Indicator. Em nosso idioma, essa expressão remete ao Índice de Desgaste da Banda de Rodagem, sendo, portanto, um indicador direto da durabilidade dos seus pneus.

Tecnicamente, o TWI é importante por se tratar de um padrão universal para toda a indústria, estando presente tanto nos pneus nacionais quanto nos importados — e não pense que se trata de uma tecnologia estranha ou complicada! Na realidade, foi justamente a sua simplicidade que o fez ser adotado.

Quer um exemplo disso? Pois bem, basta se dirigir até o seu veículo e dar uma examinada rápida nos seus pneus. O TWI é um ressalto que estará posicionado em um dos sulcos da banda de rodagem, como se fosse uma pequena lombada de borracha. Mas, então, surge a dúvida: como isso funciona?

Como esse índice funciona?

Pois bem, é nesse ponto que destacamos a genialidade do indicador. Por padrão, o TWI é um ressalto com 1,6 mm de altura. Por conta disso, é normal que, em pneus em boas condições, ele seja mais baixo que as demais superfícies da banda de rodagem, de modo que não chega a tocar o asfalto.

No entanto, quando os pneus estão gastos a ponto de ser substituídos, o primeiro sintoma aparece no TWI, que, agora, passa a tocar o solo, pois as bandas de rodagem se desgastaram a ponto de apresentar uma altura menor ou igual àquela do ressalto do indicador.

Percebe? Trata-se de um sistema simples, adotado por todas as fabricantes do mercado e que oferece um diagnóstico rápido e fácil para o proprietário. O importante é entender a implicação de cada resultado. Basicamente, quando o TWI encosta no solo, isso indica que é hora de comprar novos pneus!

Como identificar se o TWI do pneu está nas condições ideais?

No entanto, muitos proprietários se sentem inseguros na hora de tirar as suas conclusões. Por isso, elencamos algumas técnicas para que você analise no seu carro. Em comum, todas elas oferecem um diagnóstico rápido, sem precisar recorrer às oficinas ou a coisas do tipo. Dê uma olhada!

Saliência

Primeiro, temos um teste de tato. Apenas usando os dedos, você pode sentir a altura do ressalto em relação às superfícies que ficam ao lado. Se a saliência for igual ou maior que a banda de rodagem, o TWI está tocando no solo e, portanto, os pneus não estão em boas condições.

Caneta

Ainda ficou em dúvida? Sem problemas! Pegue uma caneta e vá ao pneu. Localize o TWI e faça um traço sobre a saliência, como se fosse uma ponte entre duas bandas de rodagem. Se a caneta passar direto, sem nenhum desnível, é hora de trocar o pneu. Caso a caneta faça um mergulho durante a travessia, o ressalto ainda é menor que a banda e o pneu segue em boas condições.

Moeda

Outra técnica popular é a da moeda de 1 real. Normalmente recomendado em algumas concessionárias, esse teste sugere posicionar a moeda em um dos sulcos do pneu. Caso a moldura dourada não seja encoberta pelo sulco, o pneu precisa ser trocado.

Palito de fósforo

Por fim, destacamos outro método fácil de ser realizado no cotidiano. Afinal, a cabeça dos palitos de fósforo conta com precisamente 1,6 mm de altura. Dito isso, basta posicionar um fósforo de cabeça para baixo nos sulcos do pneu. Caso o fósforo esteja acima dos sulcos laterais, o pneu deve ser trocado.

Quais os riscos e as desvantagens de rodar com pneus irregulares?

Agora que você conhece todos os métodos oficiais e paralelos para identificar as condições dos seus pneus, chegou o momento de entender as consequências de ignorar esse indicador de desgaste. Veja!

Conforto

Em um primeiro momento, você perceberá uma queda drástica no conforto durante a sua condução, independentemente do tipo de veículo que você pilota. Isso acontece porque o desgaste nem sempre surge de maneira equilibrada por todo o pneu, costumando se concentrar em apenas um dos lados.

Dirigibilidade

Por conta disso, você também passa a notar certa irregularidade na condução, como quando o veículo puxa para um dos lados. No longo prazo, a permanência desse quadro provocará a sobrecarga desigual em alguns dos componentes, aumentando os seus custos de manutenção.

Segurança

Com o avanço do desgaste, os pneus se tornam cada vez mais impróprios e inseguros a cada quilômetro rodado, não oferecendo a mesma aderência e responsividade de antes. Nesse estágio, você passa a colocar a própria segurança em risco, assim como a dos demais ocupantes do seu veículo.

Um exemplo clássico da ineficiência de pneus gastos tende a acontecer sobre aquaplanagens. Como as bandas estão gastas e os sulcos não têm profundidade, o componente não consegue escoar o líquido, fazendo com que o veículo deslize sobre uma lâmina de água, perdendo o contato com o asfalto.

Manutenção

Por fim, a alta dos custos de manutenção. No fim do dia, não importa o tipo de pneu que equipou o seu carro, mas importam os cuidados periódicos que você ofereceu ao veículo. É nesse sentido que sempre frisamos a importância de haver procedimentos preventivos, como a calibragem a cada duas semanas e a própria inspeção do TWI.

Com esse cuidado próximo e contínuo, você garante que o veículo estará sempre em boas condições operacionais de rodagem. Caso contrário, o desgaste nos pneus avançará, prejudicando sistemas paralelos, como os componentes da suspensão, direção e afins, onerando os seus custos de manutenção no longo prazo.

E aí, gostou deste conteúdo especial sobre o TWI do pneu? Então, aproveite para seguir aprendendo sobre esses componentes, conferindo o nosso guia completo sobre o tema!

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