Afinal, como descobrir o tamanho do pneu? Veja aqui!

4 minutos para ler

Se você é proprietário de um veículo, certamente, já passou ou ainda vai passar pela obrigação de trocar os pneus. Você sabia que essa prática é motivo de preocupação para muitos motoristas? Isso porque ela demanda um bom conhecimento sobre as características dos pneus, pois, o tamanho do pneu é definido por esse conjunto de informações.

Cada anotação marcada na lateral se refere a uma informação que pode estar relacionada aos mais variados significados. Entre eles, qual velocidade que suporta, qual a capacidade de peso, quais as medidas e qual a data de fabricação. Saber fazer a leitura correta e conhecer suas limitações facilita o trabalho da troca e também ajuda a preservar os pneus por mais tempo.

Preparamos este post pensando em você, que deseja saber o que significam aqueles números no pneu e, assim, fazer a troca com tranquilidade. Confira!

A codificação define o tamanho do pneu

Algumas pessoas pensam que apenas os pneus originais são apropriados para seus veículos, mas não é verdade. Existem parâmetros técnicos que foram desenvolvidos pela engenharia e que determinam o produto adequado para o seu automóvel. A codificação impressa na lateral representa a especificação do pneu. 

Ela é representada por uma combinação de letras e números que corresponde à largura, ao perfil de construção e ao peso suportado. Para mostrar como fazer a leitura, vamos utilizar, como exemplo: tamanho do pneu definido pela seguinte codificação: P 225/50 R 17 98 H. 

Largura e altura do pneu

O primeiro número gravado na lateral é a largura, expressa em milímetros. Ou seja, 225 milímetros. A informação é importante porque avalia a possibilidade de contato do pneu com a caixa de roda ou com alguma parte da suspensão. Ademais, confirma a correspondência da medida com a roda do carro.

O valor que está logo após a barra (50, conforme o exemplo acima) é a identificação da porcentagem da largura que corresponde à altura e é a indicação do perfil do pneu, alto ou baixo.

Perfil de construção

A primeira letra que aparece na combinação tem a ver com a construção interna, ou seja, significa, nesse caso (R), que é radial. Ou seja, os cabos da carcaça atravessam o pneu de uma pega à outra como um único corpo. Atualmente, todos os pneus seguem esse perfil de construção.

O número logo após o perfil de construção (17) indica o diâmetro do aro. É indicado em polegadas, quer dizer, 17 polegadas. 

Carga suportada e índice de velocidade

O número 98 corresponde ao índice de carga máxima que o pneu pode suportar em condições normais e devidamente calibrado. No nosso exemplo, 98 não significa que ele pode aguentar 98 quilos, mas informa que seu índice é 98.

Isso significa que o veículo pode transportar 750 quilos. Para cada índice, há uma carga correspondente em quilos. Para saber mais, consulte a tabela de cargas com o fabricante do seu pneu. 

Os pneus têm um símbolo em forma de uma letra (H) que indica a velocidade máxima que eles podem suportar, como a carga de 750 quilos, com total segurança. Nesse caso, a velocidade é estimada em 210 km/h.

Desgaste do pneu

Geralmente, os pneus duram de 25 mil a 72 mil quilômetros. De acordo com as especificidades de cada marca e modelo, esses valores podem mudar. Por norma, preste atenção na indicação TWI (Tread Wear Indicator), composta de pequenas saliências na lateral com altura exata de 1,6 mm.

Quando o desgaste alcança essa marca, significa que seu limite chegou ao fim (o pneu ficou “careca”), e isso interfere na segurança do veículo e ainda pode ser alvo de multas de trânsito. A troca pode ser feita com segurança, desde que você encontre uma empresa especializada, podendo realizar sua compra sem riscos.

Com as informações acima, você já pode escolher o tamanho do pneu ideal para seu carro. Mas, fique atento aos sinais que seu carro dá. Realizar a troca dos pneus com o tamanho correto evita maiores dores de cabeça e gastos desnecessários.

Gostou? Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente nos comentários.

Posts relacionados

Deixe um comentário