Saúde do motorista de caminhão: veja 5 cuidados importantes!

4 minutos para ler

Quando falamos sobre medidas para prevenir imprevistos na estrada, é comum nos lembrarmos dos cuidados com a manutenção do veículo para evitar problemas mecânicos, mas não podemos nos esquecer que a saúde do motorista de caminhão também é um componente fundamental para um trânsito seguro.

Atentar-se às próprias condições físicas e mentais é indispensável para encarar a rotina de trabalho, que costuma ser intensa e exigir constante concentração. Se algo compromete o bem-estar ao volante, os riscos naturais da profissão se tornam ainda maiores, podendo resultar em graves consequências.

Para ajudar você a evitar situações assim, listamos 5 cuidados com a saúde que devem fazer parte do seu dia a dia. Confira!

1. Mantenha uma boa postura ao dirigir

Motoristas de caminhão passam boa parte dos seus dias de trabalho sentados na cabine de seus veículos. Ainda que esse fato pareça ter pouca relevância, a verdade é que a postura ao dirigir pode fazer toda a diferença na nossa saúde.

A dica aqui é manter os membros superiores e inferiores parcialmente dobrados, enquanto as costas devem ficar o mais próximo possível do ângulo de 90º com o assento. Em geral, essa é uma posição que garante conforto e pode evitar problemas relacionados a dores musculares e até lesões mais sérias.

2. Prefira uma alimentação saudável

Ao longo das estradas, é possível encontrar diversas alternativas para a alimentação durante as viagens. Nessa hora, optar por pratos saudáveis e nutritivos é uma boa forma de fazer das refeições verdadeiras aliadas do nosso corpo e da nossa mente.

Dê preferência ao consumo de frutas, verduras, legumes e carnes sempre frescos e bem preparados, evitando alimentos muito gordurosos ou pesados. Procure realizar as três principais refeições do dia de forma regular, pois isso ajudará a manter a sensação de saciedade, para que você não sinta fome em excesso e acabe desequilibrando a alimentação.

3. Faça atividades físicas

Infelizmente, a falta de atividades físicas é uma situação comum entre os motoristas de caminhão profissionais. Essa condição pode resultar em uma série de problemas ligados ao sedentarismo, prejudicando a saúde dos trabalhadores das estradas.

Para ter bom nível de atividades, você pode aproveitar as paradas para se exercitar. Reserve alguns minutos para realizar alongamentos e atividades que mantenham o corpo em movimento, como corridas e polichinelos. Você certamente se sentirá mais saudável e com mais disposição para retomar as atividades.

4. Tenha boas noites de sono

Os prazos apertados e, algumas vezes, o desejo de retornar para casa podem fazer com que muitos motoristas sacrifiquem importantes horas de sono para continuarem dirigindo, mas já adiantamos que essa é uma prática totalmente desaconselhada.

O sono pode nos fazer perder a concentração e até mesmo dormir em plena direção. Para que isso não aconteça, basta respeitar os limites do seu próprio corpo, parando para descansar sempre que necessário. Jamais tente se manter acordado por meio do uso de substâncias estimulantes, que enganam a percepção e geram situações de risco de acidente ainda maiores.

5. Faça exames preventivos

Assim como você cuida da manutenção preventiva do seu caminhão, sua própria saúde também merece uma atenção especializada. Realizar exames médicos de rotina é uma ótima maneira de estar sempre a par de suas reais condições e até mesmo descobrir com antecedência possíveis problemas, facilitando eventuais tratamentos.

Viu como essas 5 dicas para melhorar a saúde do motorista de caminhão são simples? Com um pouco de determinação e planejamento você pode colocá-las em prática, desempenhando as suas atividades de forma mais leve e menos estressante.

Além desse tema, tratamos de muitos outros assuntos importantes para a sua rotina na estrada. Basta assinar a nossa newsletter para receber nossos próximos conteúdos diretamente na sua caixa de e-mail!

Posts relacionados

Deixe um comentário