Pneus murchando rapidamente? Saiba o que pode ser!

4 minutos para ler

Percebeu que os pneus estão murchando rapidamente? Saiba que isso pode trazer danos ao seu carro, como o aumento do consumo de combustível, a exigência de mais força do motor, o comprometimento da suspensão, a perda da estabilidade em curvas, o desgaste prematuro dos terminais de direção, entre outros.

Para evitar esses problemas, é essencial que a calibragem esteja sempre correta. Para saber a pressão indicada, você deve consultar o manual do fabricante ou verificar as placas informativas na porta do motorista, no porta-luvas ou, ainda, na parte interna da tampa do reservatório do combustível.

Quer saber quais são as possíveis causas de os seus pneus se esvaziarem com frequência? Então, acompanhe o post e descubra o que pode ter acontecido!

Furo acidental

A causa mais comum para os pneus estarem murchando rapidamente é a existência de alguma perfuração pequena acidental, causada por prego, caco de vidro ou qualquer outro objeto pontiagudo ou cortante. Isso pode gerar a diminuição de cerca de 3 libras de pressão diariamente.

Muitas vezes, os donos de automóveis nem se dão conta de que o pneu está furado, mas acontece frequentemente. Inspecione visualmente o pneu em alguma base regular e observe se há algum objeto preso na borracha. Nesse caso, o ideal é trocar o pneu ou levá-lo para ser reformado por um profissional de confiança.

Permeação

Outro motivo comum é a permeação do pneu, que acontece quando há a passagem do ar através da borracha. Com isso, pode haver a perda de 1 a 3 libras de pressão por mês. A mudança de altitude também afeta a pressão.

Para evitar que isso aconteça, calibre os pneus semanalmente ou, no mínimo, a cada 15 dias. Lembre-se de que os pneus devem estar frios e a pressão deve ser a indicada pelo fabricante, conforme mencionamos no início.

Mudança na temperatura

Alterações bruscas da temperatura também são uma das causas da perda de pressão. A cada 10°C a menos na temperatura, os pneus perdem aproximadamente de 1 a 2 libras. Assim, durante os meses de inverno, é normal que os pneus murchem mais rápido.

Na verdade, a quantidade de ar dentro do pneu permanece a mesma. É a pressão que sofre em virtude da mudança de temperatura: diminui no frio e aumenta no calor. Então, redobre a atenção nos períodos cuja temperatura é mais baixa.

Problema na válvula

É preciso substituir a válvula a cada troca de pneu. No entanto, mesmo assim, pode ser que ela esteja danificada. Para descobrir se esse é o problema, basta pegar uma esponja e umedecê-la com um pouco de água e sabão.

Em seguida, pressione a esponja ensaboada no bucal da válvula e observe se há a formação de bolhas. Caso haja, o ar está escapando por ela e é preciso trocá-la.

Falta de limpeza das rodas

Caso as rodas não sejam limpas corretamente, haverá corrosão e, consequentemente, danos nos pneus, fazendo com que eles esvaziem depressa. Além disso, esses elementos corrosivos diminuem a eficiência e a vida útil das pastilhas de freio.

Há vários produtos no mercado específicos para a limpeza das rodas, calotas e pneus, como sprays, cremes e líquidos. Uma alternativa é utilizar sabão neutro. É importante retirar todas as impurezas, tais como areia, pó, terra, graxa e piche.

Agora que você já sabe os principais motivos de os pneus estarem murchando rapidamente, ficará mais fácil mantê-los em boas condições e garantir a sua segurança enquanto dirige. Para evitar os problemas que citamos, sempre escolha pneus de qualidade e de uma empresa de confiança e renome.

Este post foi útil? Agora, entre no site da Euroex, conheça mais dos nossos produtos e escolha o melhor para você e para o seu carro!

Posts relacionados

Deixe um comentário