Pneus importados ou nacionais: o que considerar na hora da escolha?

6 minutos para ler

Antes mesmo de passar pelo questionamento sobre se, na próxima troca, você optará por pneus importados ou nacionais, é importante saber o que procurar para definir uma boa escolha. Independentemente da nacionalidade do produto, existem, no mercado, pneus de diversas marcas com ótimo custo-benefício e que atendem à sua demanda do dia a dia.

Para tomar a melhor decisão, portanto, é preciso estar munido de informações essenciais sobre os tipos de pneus, sobre a resistência, a segurança e outras particularidades que comentaremos em mais detalhes neste post.

Se você tem se questionado ultimamente sobre o que avaliar na sua próxima compra de pneus, vamos ao que interessa! Boa leitura!

Procedência da marca

Não importa se o pneu é importado ou nacional, existem boas marcas em ambas as opções. Importações nessa área já dividem o mercado quase meio a meio, então, o melhor a se fazer, nesse caso, é conhecer a fundo a procedência da marca.

Embora a maioria das marcas estabelecidas no mercado brasileiro, como a Continental, tenha enfrentado forte concorrência de produtos, principalmente chineses, nesse nicho de mercado, em meio a tantas opções, é preciso entender a história do fabricante, a sua posição no ramo e a procedência.

Empresas com fábricas sediadas principalmente na Coreia do Sul, como os casos da Hankook/Laufenn e da Nexen, além de construírem credibilidade e desenvolvimento tecnológico por décadas, vêm promovendo uma disputa bastante saudável na negociação de pneus, o que acarreta uma visão positiva do mercado até chegar ao consumidor. Pneus importados tendem a ser mais baratos que os produzidos no Brasil, mas, para isso, é necessário separar o joio do trigo.

Quando adquirir um pneu importado?

Lembre-se sempre de que a escolha de pneus não influencia apenas a longevidade do produto antes da troca, mas também alguns quesitos, como a economia da suspensão do seu carro. Esse tipo de preocupação se dá para tentar descobrir se um pneu trabalha bem quando enfrenta maiores impactos, o que influencia diretamente o planejamento de uma manutenção preventiva mais apurada.

Pensando nesse tipo de cuidado, é essencial não se deixar seduzir apenas pelos preços baixos de produtos importados — cuja reclamação para aqueles menos estabelecidos no mercado é justamente a baixa duração. Assim como a produção no Brasil, há marcas confiáveis no mercado de importação, então, certifique-se de ver avaliações sobre os produtos.

Durabilidade

Dois fatores são essenciais para definir o usufruto ideal de um pneu: o tempo e a forma do desgaste. Quando falamos em durabilidade, a primeira coisa que vem à mente é a periodicidade de troca. De fato, é um ponto importantíssimo que definirá diretamente o fator econômico, mas não somente isso.

A uniformidade do desgaste também tem que ser levada em consideração, pois, na prática, esse fator significa tanto equilíbrio de atrito com o solo quanto a garantia de não ter de realizar a troca desnecessária devido a uma parte específica. Fique atento a essa informação.

Qualidade

Pneus importados ou nacionais — os elementos que definirão a qualidade de ambos são o processo de produção e o quão empenhadas em tecnologias inovadoras as fabricantes estão. O design e a performance das marcas sul-coreanas, por exemplo, podem se igualar ou, até mesmo, ultrapassar os parâmetros de produtos produzidos em território nacional.

Mais uma vez, ouvir especialistas, representantes e vendedores especializados na área pode abrir os horizontes e ajudar a compreender por que aquele pneu importado e de maior qualidade, muitas vezes, pode custar menos — ou, de outra forma, um pneu nacional de ótima qualidade pode oferecer melhores condições de pagamento. Avalie sempre a sua necessidade.

Custo-benefício

E, por falar em avaliar as suas necessidades, está na hora de colocar na balança do custo-benefício a sua procura e a necessidade. Estimativas de durabilidade de várias marcas estão disponíveis por toda a internet.

No entanto, não se limite apenas a informações cruas. Muitas vezes, a economia no pagamento de um jogo de pneus que apresenta alguns quilômetros a menos de estimativa de duração pode compensar.

Na dúvida, vale pegar a calculadora e medir o preço da quilometragem estimada. Por isso, é sempre importante pesquisar por ofertas e procurar por distribuidores de confiança, para que o cálculo saia ainda mais afinado.

Segurança

É imprescindível dizer que a segurança tem que estar no topo das prioridades na hora de escolher o seu novo kit de pneus. Como já alertamos, um pneu de qualidade influencia também o bem-estar do seu veículo e, claro, do motorista e dos passageiros.

Verifique, em cada marca e modelo, o que você procura para cada tipo de desafio. Vale avaliar se você precisa de pneus mais macios ou mais rígidos; como eles se comportam em terrenos extremos e sob diferentes condições climáticas; o quão silenciosos eles se apresentam para o caso de detectar um futuro problema pelo barulho etc. Certifique-se de cada detalhe de cada peça pedindo ajuda ao seu vendedor.

Resistência

Na escolha entre pneus importados ou nacionais, sempre renasce a dúvida de que aqueles estariam menos preparados que estes, por supostamente não serem projetados para o solo brasileiro, o que é um grande mito.

O avanço da tecnologia permite que os testes sejam feitos de modo a replicar e contemplar, em laboratório, vários tipos de solos e condições. Pneus como o Hankook e o Nexen já se provaram incrivelmente resistentes para condições extremas, até pelo motivo de lidarem com isso, assim como o Brasil, já que piso molhado e aquaplanagem, por exemplo, não são exclusividades de terras tupiniquins.

A discussão se alonga, mas a resposta é de que a simples comparação entre pneus importados ou nacionais não é o suficiente para definir qual escolher. Existem ótimas opções em ambas a categorias, então, aquilo com que o cliente deveria se preocupar é o que cada marca tem a oferecer. Para isso, novamente, não hesite em contar com a ajuda de empresas especializadas na venda de pneus que podem auxiliá-lo nessa escolha, definindo a sua necessidade e as predileções, garantindo o melhor negócio.

A Euroex apresenta ao consumidor todo o tipo de informação quando o assunto envolve pneus. Visite a nossa categoria no site, em que abordamos mais sobre as marcas com que trabalhamos. Até breve!

Posts relacionados

Deixe um comentário