7 principais luzes do painel que você precisa ficar atento

6 minutos para ler

Não há dúvidas de que a melhor forma de ter um diagnóstico sobre a situação de um veículo é fazendo uma revisão geral. Mas você sabia que as luzes do painel também são uma grande ajuda para revelar possíveis problemas que merecem a atenção do motorista.

O detalhe é que são tantos avisos diferentes que muitas pessoas ficam confusas na hora de interpretar essas informações. No entanto, entender a mensagem passada por eles é fundamental para se planejar e resolver possíveis problemas o quanto antes.

Neste post, vamos falar sobre as 7 principais luzes do painel e mostrar o que você deve fazer quando elas se acenderem. Acompanhe!

1. Bateria

A luz de bateria acesa avisa ao condutor que o componente pode não funcionar de forma adequada. É comum que ela se acenda no momento da partida, mas ela deve se apagar instantes após o veículo entrar em funcionamento.

Se ela permanecer acesa, é um sinal de há problemas no sistema de recarga da bateria. O problema pode estar no próprio componente ou no alternador, que tem o papel de transformar a energia mecânica em elétrica. Para não ter problemas mais graves, o ideal é procurar auxílio especializado o quanto antes.

Seu desenho busca representar a vista frontal de uma bateria automotiva, no formato retangular e com os polos positivo e negativo. Já a luz na cor vermelha indica que esse é um problema grave, que deve ser reparado com urgência.

2. Injeção eletrônica

Assim como a luz de bateria, a luz de injeção eletrônica também costuma se acender brevemente quando damos a partida. Ela é semelhante ao perfil de um motor e tem a cor amarela, indicando que esse é um problema de menor gravidade.

Quando ela insistir em ficar acesa, podem haver problemas envolvendo o sistema de alimentação de combustível. Geralmente, essa situação ocorre por falhas no injetor ou no catalisador, causando irregularidades no funcionamento do motor. As consequências mais observadas nesses casos são falhas na ignição e aumento no consumo de combustível.

Para evitar que essa falha simples acarrete em problemas maiores para a manutenção, o melhor a fazer é procurar o auxílio de um profissional reparador de confiança assim que possível.

3. Freio

Se você já se esqueceu de liberar totalmente o freio de mão alguma vez, certamente já se deparou com essa luz de alerta acesa no painel. Representado por um ponto de exclamação entre parênteses, esse aviso também pode indicar que o fluido de freio está em nível baixo.

Por isso, se ela se mantiver acesa mesmo quando você sabe que o freio de mão não é a origem do problema, faça a substituição do fluido rapidamente. Afinal, essa é uma luz da cor vermelha, significando que existem sérios riscos de continuar dirigindo sem os cuidados necessários.

O fluido de freio em nível baixo pode ocasionar acúmulo de água no reservatório, o que reduz sua eficiência e compromete a frenagem do veículo. Ignorar essa luz de aviso fará com que os problemas se tornem muito maiores do que a simples troca do fluido.

4. Pressão do óleo

O lubrificante do motor também avisa quando precisa de atenção por parte do motorista. A luz de pressão do óleo se acende quando o volume da substância está abaixo do recomendado ou quando há alguma falha no sistema de lubrificação.

Tal condição representa um grande risco para o motor do veículo, já que ele pode estar trabalhando sem a proteção devida contra corrosão e calor. Além de baixo nível do lubrificante, podem haver outros problemas associados, como falha na bomba, nas válvulas ou até vazamentos.

Essa luz tem o formato semelhante a uma bomba de óleo manual, chamada de almotolia. Sua cor vermelha avisa que a situação precisa ser sanada sem demora para não agravar os problemas observados.

5. Temperatura do motor

O superaquecimento do motor é algo que deve ser evitado pelo motorista a qualquer custo. É por isso que existe uma luz no painel que tem o objetivo de avisar que a temperatura do motor está em níveis anormais.

Além do baixo volume de óleo lubrificante, como vimos no tópico anterior, existem outras possíveis razões para isso. Entre elas, o baixo nível da água do radiador e possíveis falhas na ventoinha, que faz parte do sistema de arrefecimento.

Seja qual for o caso, não é recomendado continuar rodando com veículo nessas condições. A luz de aviso na cor vermelha deixa claro que é preciso corrigir o problema para evitar riscos ainda maiores.

6. Câmbio automático

Os veículos com câmbio automático já são comuns há algum tempo. Junto deles, surgiu também a luz que alerta sobre irregularidades nesse componente. Ela é representada por um ponto de exclamação dentro de uma engrenagem na cor amarela.

O problema pode estar relacionado com o módulo eletrônico, que é responsável por controlar o funcionamento da transmissão. Outra possibilidade é o baixo nível do óleo de câmbio, fundamental nos veículos equipados com esse recurso.

Apesar de a gravidade ser considerada moderada, a dica é não adiar muito a manutenção para que outros componentes não sofram com desgaste acentuado.

7. Abastecimento

Ficar sem combustível é uma situação pela qual nenhum motorista deseja passar. Para evitá-la, é preciso ir direto ao posto mais próximo assim que a luz de abastecimento acender — ou até mesmo antes disso.

Ela fica localizada junto ao marcador de combustível, tem a cor amarela e costuma ter o formato de uma bomba de abastecimento. Seu acendimento significa que o tanque de combustível está abaixo do nível da reserva, demonstrando que é hora de abastecer.

Rodar com pouca quantidade de combustível pode provocar o acúmulo de resíduos no fundo do reservatório, que podem obstruir os bicos injetores. A bomba, por sua vez, precisa trabalhar em temperaturas mais altas, já que é o próprio combustível que resfria o componente.

Além dessas 7 luzes do painel que vimos, existem outras que nos passam informações muito importantes sobre as condições de funcionamento do veículo. Estar atento a elas é vital para que eventuais problemas sejam rapidamente identificados e solucionados.

Gostou do conteúdo de hoje ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então, aproveite a seção de comentários abaixo a deixe sua mensagem!

Posts relacionados

Deixe um comentário