O automóvel é um dos principais meios de transporte no Brasil e em vários outros países. Certamente, você tem ou deseja, algum dia, adquirir esse recurso, não é? Isso se deve aos inúmeros benefícios que um carro pode oferecer para o condutor, como maior segurança para trafegar em vias urbanas e rodoviárias, bem como um maior conforto em comparação aos outros tipos de veículos, como é o caso das motocicletas.
No entanto, ter um automóvel também exige um investimento constante relacionado à manutenção. Ou seja, ao comprar esse bem, você não deve se esquecer de que haverá gastos com a manutenção corretiva, com a preventiva e com as demais atividades. Quanto maior for o seu cuidado com o carro, menores serão as dores de cabeça com defeitos inesperados e falhas na eficiência do motor, reduzindo também os custos com reparos.
Além do mais, em se tratando de economia, o consumo de combustível também é um fator que deve ser levado em conta, já que, dependendo da maneira de uso do proprietário, pode haver um gasto maior que o ideal. Caso você ainda não tenha noção sobre esse tema, preparamos este artigo contendo as quatro principais dicas para economizar combustível. Confira agora mesmo!
Qual é o cenário de preço de combustível no Brasil?
A princípio, antes de falarmos sobre como você pode economizar com os gastos relacionados ao combustível, é importante mencionarmos como está a condição atual de venda de recursos energéticos para automóveis. Há algumas décadas, com a boa condição do petróleo brasileiro no mercado exterior, as montadoras não se preocupavam tanto com as taxas de consumo dos veículos, já que o preço da gasolina, por exemplo, era bem mais em conta que nos dias atuais.
Em razão disso, era comum encontrarmos modelos com alta cilindrada e com valores de km/l bem baixos, como é o caso do Maverick e do Opala. Com o passar do tempo, entretanto, esses modelos foram perdendo espaço no mercado por conta do aumento do preço do combustível brasileiro. Atualmente, o nosso país é considerado como um dos que apresentam o maior preço nesse quesito.
Dessa forma, um dos objetivos que os veículos dos últimos anos visam a atender é a apresentação de uma maior eficiência e de mais desempenho juntamente a um menor gasto de combustível. Para isso, uma das estratégias que têm dado certo é o emprego de motores turbo com três cilindros. Eles, além de fornecerem maior potência, conseguem ser mais eficientes na relação km/l.
No entanto, além de conferir o tipo de desempenho do carro antes de comprá-lo, é preciso estar atento aos hábitos e aos costumes que podem fazer o seu veículo “beber mais”. Para que você possa entender como obter essa economia, confira agora as dicas que separamos!
1. Atente à calibragem dos pneus
A primeira dica é ficar atento à calibragem dos pneus. Muitos proprietários acabam esquecendo ou negligenciam esse cuidado, o que pode, além de elevar o consumo de combustível, fazer com que o pneu se desgaste mais rápido.
Basicamente, quando esse componente se encontra em uma pressão baixa, o atrito com a superfície da banda de rodagem aumenta. Isso faz com que o motor tenha que trabalhar mais para poder compensar a força de resistência gerada pela maior aderência do pneu.
Dependendo da largura e do tipo de veículo, a taxa de consumo pode apresentar valores bem acima do normal. Isso porque a má calibragem pode aumentar o consumo de combustível. Mesmo que possa até parecer um valor pequeno, ao final do mês, é uma despesa que certamente prejudicará o seu orçamento.
Por isso, faça sempre a manutenção desse componente. O aconselhado é verificar a calibragem dos pneus a cada 15 dias, sendo que essa atividade deve ser feita com eles frios: de preferência, rodando menos de 3 km.
Isso porque, ao utilizar por um tempo o veículo, a superfície do pneu acaba aquecendo, o que eleva a pressão interna. Caso o condutor faça a calibragem nesse momento, não será possível encontrar a pressão ideal fornecida pelo fabricante.
2. Verifique a condição de alinhamento do veículo
Outro fator que gera resistência na movimentação do veículo, além da má calibragem dos pneus, é uma condição ruim de alinhamento. Esse parâmetro mede o ângulo de direção das rodas do automóvel.
Caso ele esteja desalinhado, pode haver a elevação da resistência dos pneus no solo, exigindo mais do motor. Em consequência, haverá um maior consumo de combustível. Por isso, dentro do cronograma de manutenção do carro, sempre inspecione a condição de alinhamento.
3. Realize a manutenção periódica do motor
Outro ponto é que a má conservação do veículo pode prejudicar a eficiência e o desempenho do motor, levando o carro a consumir um maior volume de combustível. Dentro desse tema, é possível destacar vários fatores que influenciam, de forma direta ou indireta, a performance desse componente.
Um deles é a condição de trabalho dos bicos injetores. Caso haja um mau funcionamento do sistema eletrônico de alimentação do carro, essas peças podem acabar por lançar uma dosagem exagerada de combustível.
Outro ponto está relacionado ao sistema de ignição. Nesse caso, se existir qualquer tipo de problema que atrapalhe a centelha das velas de ignição, a queima de combustível será prejudicada, ocasionando um maior consumo.
Por conta disso, é aconselhável realizar manutenções preventivas periodicamente para eliminar essas falhas e possibilitar uma maior performance do motor. Lembre-se de que investir em reparações preventivas contribui também para que você possa economizar com problemas mecânicos mais sérios.
4. Evite acelerações e freadas bruscas
Por fim, tenha bons hábitos de condução. Um dos procedimentos aconselhados para economizar combustível é realizar a troca de marchas no tempo certo. Além disso, evite acelerações e freadas bruscas.
Andar sempre com o giro alto do motor ao arrancar com o veículo ou em progressões de marcha, certamente, aumenta a injeção de combustível e gera um maior consumo. Por outro lado, evitando esses costumes, você alcançará bons resultados relativos ao km/l.
Portanto, essas foram as principais dicas e informações sobre como economizar combustível. Percebe-se que, ao adotar algumas ações básicas de condução e cuidado com o carro, torna-se possível obter bons resultados com os gastos relativos a isso.
Gostou do artigo? Então, siga-nos nas redes sociais para que você possa ficar atento às nossas novidades. Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram!