5 dicas de ouro para diminuir o consumo de combustível no caminhão

4 minutos para ler

Dicas de ouro e bastante usuais podem ser valiosíssimas na hora de repensar a economia diária do seu meio de transporte. Atitudes cotidianas, como assegurar a manutenção em dia e calibrar os pneus corretamente, podem representar um salto gigantesco para diminuir o consumo de combustível no caminhão.

Tais medidas são importantes para reduzir a fatia considerável de gastos no orçamento de motoristas de caminhão. Além da economia, o condutor ainda pode aumentar a segurança na estrada e, de quebra, elevar a qualidade do desempenho do veículo.

Quer saber mais sobre como diminuir o consumo de combustível no caminhão? Confira algumas dicas!

1. Planeje as rotas

Planejar antecipadamente a rota ajudará o caminhoneiro a pegar trajetos mais curtos ou que representem menores desafios — o que, de outra forma, ocasionaria um desequilíbrio do veículo que representaria uma dificuldade em manter o baixo consumo de combustível.

É importante ressaltar que nem sempre caminhos encurtados darão vazão ao plano, mas é importante estudar também a dificuldade do terreno. Se o solo acarreta ao veículo uma oscilação da calibragem dos pneus, por exemplo, isso significaria mais um problema de rodagem e economia.

2. Calibre os pneus

Falando na descalibragem, é importante ressaltar que calibrar os pneus é imprescindível para suavizar o bolso. Tenha sempre em mente a medição correta e recomendada para o seu caminhão. Planeje, em suas rotas, paradas para sempre certificar-se de que o processo anda de forma correta. A calibragem feita do jeito errado faz com que o veículo tenha que compensar o atrito com o solo, forçando ainda mais o motor, obrigando-o a consumir mais.

3. Faça revisões

Não só para diminuírem o consumo de combustível do caminhão, as revisões periódicas também são essenciais para a segurança do motorista e dos passageiros, bem como para a integridade do veículo.

Além de cumprir as revisões recomendadas periodicamente, pense sempre na prevenção. Manutenções preventivas evitam grandes problemas e atuam direto na diminuição em longo prazo de gastos desnecessários.

4. Priorize os melhores postos de abastecimento

Certifique-se sempre sobre a qualidade dos postos nos quais você abastece o seu caminhão. Procure por referências online ou com os moradores locais para ter informações sobre a procedência dos postos de abastecimento da região em que trafega.

O combustível adulterado, além de aumentar consideravelmente o consumo, pode acabar por danificar diversos mecanismos do motor — o que não é nada bom para a economia e para a saúde do veículo.

5. Opte por pneus de qualidade

Pneus adequados para o seu caminhão, bem como de qualidade, influenciarão diretamente o consumo do seu veículo. Aposte no que há de melhor e, para isso, consulte os profissionais mais qualificados. É imprescindível contar com pneus que suportem a carga, que desgastem menos e que apresentem longevidade antes da próxima troca. Pneus sempre saudáveis são ótimos sinais de um veículo bem cuidado, além da economia de combustível que vem junto.

Agora que você já sabe mais sobre como diminuir o consumo de combustível no caminhão, está na hora de colocar essas dicas em prática. Salientamos que essas informações influenciam não somente a economia de dinheiro, mas também a segurança diária e a prevenção e a saúde do veículo.

Gostou deste conteúdo? Que tal compartilhá-lo, então, nas suas redes sociais? Vamos lá!

Posts relacionados

Deixe um comentário