7 principais cuidados com chuvas na estrada para evitar acidentes

6 minutos para ler

Todo condutor sabe que, durante os períodos de fortes chuvas, é preciso redobrar a atenção quando se está no volante. Isso porque alguns fatores, como o risco de aquaplanagem, a visibilidade prejudicada, a queda de árvores e as enchentes, são as principais causas que favorecem a ocorrência de acidentes no trânsito.

Embora a orientação geral para garantir a segurança no trânsito seja para não dirigir durante uma tempestade, sabemos que nem sempre é possível seguir à risca essa instrução. Nesse caso, para amenizar os riscos de acidentes, é necessário adotar algumas medidas importantes. 

Neste artigo, vamos citar 7 cuidados com chuvas na estrada que você precisa ter. Continue a leitura!  

1. Diminua a velocidade

Começou a chover e você ainda está no trânsito? Tenha em mente que é preciso diminuir gradativamente a velocidade do veículo para evitar os riscos de ocorrer aquaplanagem e, sobretudo, para manter o melhor controle da direção. Sendo assim, o ideal é seguir um ritmo constante, não ultrapassando os 70 km/h.

Além disso, um dos motivos que justificam a redução da velocidade é a possibilidade de evitar danos maiores caso aconteça um acidente. Sem contar que, durante uma tempestade, a visibilidade da pista é comprometida, e isso significa que se, de repente, você não enxergou um obstáculo de longe e, quando percebeu, já estava muito próximo, será possível parar o caminhão com segurança sem o risco de colidir com o veículo da frente. 

2. Melhore a iluminação

Atentar para a iluminação é outro cuidado que você precisa ter durante os períodos chuvosos. Isso porque manter os faróis, especialmente os de neblina, acesos faz com que o seu veículo se torne mais visível para os demais condutores, além de aumentar o seu campo de visão na estrada.

3. Mantenha uma distância segura

Manter uma distância segura dos veículos que estão à sua frente é uma regra conhecida por todos os motoristas. No entanto, vale a pena ressaltar que, nos períodos de chuvas fortes, é preciso seguir essa recomendação à risca para garantir a segurança de todos que utilizam a pista, uma vez que isso permite que o veículo da frente possa frear com tranquilidade, pois não prejudicará quem está logo atrás.

Se você precisar parar o veículo, não cometa o erro de estacionar no acostamento ou às margens da pista, pois, como mencionamos, a visibilidade do motorista, quando chove, fica prejudicada, logo, as chances de que ele não veja o seu caminhão parado na beira da estrada são bem grandes. Então, fique atento a isso e procure um local seguro para parar, ok?

4. Tome cuidado com a aquaplanagem

Já passou pela experiência de dirigir e, ao passar por uma parte alagada, perder o controle da direção porque o veículo começou a deslizar sobre a pista? Isso aconteceu por causa da aquaplanagem — um fenômeno que faz com que as rodas do veículo percam o contato (ou a aderência) com o asfalto. O motivo que resulta nessa falta de aderência é o desgaste das bandas de rodagem dos pneus, pois, quando estão com a profundidade rasa, não conseguem drenar o excesso de água.

Então, para evitar a ocorrência da aquaplanagem, é muito importante conferir o estado de conservação dos pneus, sobretudo a profundidade dos sulcos. Caso você perceba que a superfície está lisa, é preciso fazer a troca imediatamente. Outra dica bastante válida é manter a calibragem correta e, para isso, basta conferir a pressão indicada pelo fabricante no manual de instruções do veículo, ok?

Além disso, quando você passar por uma parte alagada da pista e perceber que está perdendo o controle do veículo, não pise no freio de forma brusca, pois essa ação favorece ainda mais a perda de controle por causa do travamento das rodas. Nesse caso, o ideal é que você tire o pé do freio e do acelerador e deixe o veículo ser guiado com a velocidade em que está. Nesse momento, você pode também girar o volante lentamente para a direita e para a esquerda a fim de assumir novamente o controle do veículo.

5. Deixe as duas mãos no volante

Outra regra que vale para qualquer situação, mas que nem sempre é seguida pelos motoristas, é a de manter as duas mãos no volante. Hoje, é muito comum flagrar condutores dirigindo com uma mão só, porque mantêm a outra ocupada, segurando o celular. Além de cometer uma infração gravíssima, esse condutor corre o grande risco de ser pego de forma desprevenida e provocar um acidente de trânsito.

Então, em períodos chuvosos, em que os ricos naturalmente se tornam maiores, tenha o cuidado de evitar qualquer tipo de distração e manter as duas mãos no volante para obter um maior controle da direção.

7. Observe o estado dos pneus

Quando explicamos a forma de evitar a aquaplanagem, mencionamos a importância de conferir o estado de conservação dos pneus. Isso porque trafegar com pneus já desgastados pode resultar em sérios prejuízos para você e para o seu bolso

Então, independentemente dos períodos chuvosos, é muito importante que você tenha uma atenção especial ao estado de conservação dos pneus. Sabendo que as bandas de rodagem têm a função de drenar a água, é essencial que você fique atento ao nível de profundidade dos sulcos para evitar que o pneu perca a aderência com o asfalto.

Para saber qual a hora certa de trocar os pneus, basta verificar se os sulcos apresentam uma profundidade inferior a 1,6 milímetro. Nesse caso, é possível realizar a medida por meio do TWI, que nada mais é do que um pequeno risco localizado no interior dos sulcos que indica o limite de desgaste que o pneu deve atingir.

Percebe como os cuidados com chuvas na estrada são fáceis de ser aplicados na prática? Diante disso, podemos afirmar que o que faz a diferença é o seu comprometimento em cumprir com todas essas medidas para garantir a sua segurança e a dos demais usuários da pista. Vale deixar claro, no entanto, que ter atenção e responsabilidade quando se está na direção de um veículo é uma ação que deve ser mantida em qualquer estação do ano, ok? 

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, confira agora mesmo quais são os cuidados que você precisa ter ao dirigir com neblina.

Posts relacionados

Deixe um comentário