Consumo de combustível: aprenda como economizar de uma vez por todas

6 minutos para ler

O consumo de combustível pode ser um vilão no orçamento de qualquer pessoa. Afinal, ao gastar mais do que deveria por ter que abastecer o carro muitas vezes, é preciso abrir mão de outras despesas importantes no dia a dia e, até mesmo, do bem-estar, como lazer e viagens. A boa notícia é que economizar combustível é possível e mesmo pequenas atitudes podem fazer grandes diferenças no final do mês.

Entre as dicas que você pode colocar em prática agora mesmo, estão reduzir o uso do ar-condicionado, evitar andar com o carro muito pesado e ficar de olho no estado e na pressão dos seus pneus. Aprenda como economizar, de uma vez por todas, no consumo de combustível! Boa leitura!

Reduza o uso do ar-condicionado

Um dos cuidados que quem quer economizar combustível precisa ter é com o uso do ar-condicionado. Não é à toa: utilizar o componente constantemente pode aumentar em até 20% o consumo. Com isso em mente, restrinja o uso do ar-condicionado aos dias em que ele realmente for necessário.

Caso resida em locais com altas temperaturas, considere colocar insulfilm no carro para reduzir o calor, além de sempre estacionar o veículo na sombra. Assim, você não precisará ligar o ar-condicionado no máximo assim que entrar no carro.

Outra prática simples é adquirir o hábito de sempre desligar o ar quando estiver próximo do local de destino. Mesmo esses poucos minutos podem fazer a diferença e ajudar a reduzir o consumo de combustível.

Evite andar com muito peso no carro

Outro cuidado que quem precisa economizar combustível deve ter é evitar andar com o carro muito pesado, seja por conta do excesso de passageiros, seja por conta da alta quantidade de bagagem. A lógica é simples: quanto maior o peso do veículo, maior é a força que ele precisa fazer para se movimentar, levando a gastar mais combustível.

Então, mantenha seu carro sempre limpo, principalmente se tiver o costume de transitar por estradas de terra, com muito barro. Evite, ainda, transportar itens desnecessários, como suportes de bicicletas, e fique de olho na quantidade de passageiros. Dessa forma, seu carro ficará mais leve e seu consumo de combustível será cada vez mais reduzido.

Fique de olho nos pneus

Você sabia que pneus velhos e desregulados podem afetar o consumo de combustível do seu veículo? Com essa informação em mãos, coloque a observação cuidadosa do estado desses componentes como prioridade. Ou seja, verifique sempre se seus pneus estão com a pressão apropriada, evitando problemas, como desgaste de outras peças e, claro, o aumento no consumo de combustível.

Outro cuidado importante é ter atenção na hora de adquirir novos pneus para o seu carro. Prefira sempre os modelos que vêm com rótulos com algumas informações, como eficiência energética e aderência ao piso molhado. Dessa forma, você sabe que está comprando um produto que ajudará a reduzir o consumo de combustível do seu veículo.

Torne o carro mais aerodinâmico

Melhorar a aerodinâmica do seu veículo é outro passo importante para reduzir o quanto ele consome combustível. Uma boa prática é manter sempre fechados janelas e teto solar, além de deixar fora do veículo o bagageiro, caso ele não esteja sendo utilizado.

Quanto menor é a resistência de ar, mais combustível você economiza. Nesse sentido, ligar o ar-condicionado e fechar a janela em estradas, quando você anda em uma velocidade maior, pode ser um bom negócio e gerar maior economia.

Ter atenção para não exagerar na velocidade é outro ponto. Afinal, quanto mais rápido você dirigir, maiores serão a resistência do ar e o consequente consumo de combustível. Com isso em mente, prefira sempre andar a 100 km/h a andar a 140 km/h, por exemplo.

Em ambientes urbanos ou em locais em que você tiver que manter velocidade inferior a 60 km/h, no entanto, dirigir mais rápido ou mais devagar não tem tanto impacto no consumo de combustível, mas desligar o ar e abrir a janela tem. Ou seja, prefira andar com os vidros abertos para gastar menos combustível no dia a dia.

Opte pelos modelos de veículos mais econômicos

Esta é uma dica que você pode colocar em prática no futuro: antes de comprar um carro, faça uma pesquisa e dê preferência para os modelos mais econômicos.

Uma forma de descobrir quais veículos são esses é checar o ranking que o Inmetro lança anualmente. Além disso, tenha em mente que modelos elétricos e híbridos são apontados como os que gastam menos combustível.

Faça revisões regulares em seu veículo

Quem quer gastar menos combustível precisa ter atenção ao estado geral do veículo. Por isso, fazer revisões em seu veículo regularmente é um cuidado indispensável. Esse ponto é ainda mais importante caso você vá fazer uma viagem longa: antes de pegar a estrada, faça uma revisão geral do carro para garantir que todas as suas peças estão em bom estado e funcionando como deveriam.

Pressão dos pneus, filtro do combustível e situação dos óleos estão entre os pontos que não podem deixar de ser verificados. Além de garantir que sua viagem será o mais segura possível, você também reduzirá o consumo de combustível durante o trajeto.

Tenha atenção à qualidade do combustível

Usar gasolina, etanol ou diesel de baixa qualidade não só aumenta o consumo de combustível como, também, pode colocar em risco os componentes interno do seu veículo.

Ao ser abastecido com combustível de qualidade duvidosa, ou seja, acrescido de água ou solvente, seu carro terá um rendimento aquém do esperado. Além disso, você acabará pagando mais por ter que abastecer mais vezes seu veículo. Utilize apenas postos de confiança, de bandeiras conhecidas, para reduzir os riscos.

Economizar no consumo de combustível é possível. No entanto, além de seguir nossas dicas, não deixe de investir na manutenção preventiva do seu veículo. Além de evitar possíveis problemas no futuro, como um pneu careca ou um componente que para de funcionar, você também reduzirá gastos com gasolina, álcool e gás ao ter acesso a cuidados simples, como limpeza de filtros de ar.

Aposte sempre na prevenção para manter seu carro rodando em perfeito estado e, ainda, para não gastar mais do que deve com o seu veículo.

Gostou das dicas para economizar com o consumo de combustível? Conte para a gente nos comentários!

Posts relacionados

Deixe um comentário